terça-feira, 13 de abril de 2010

O sonho de ser mãe. Como escolher a hora certa para ser mãe

O desejo de ser mãe, quase todas as mulheres tem, mas a decisão sobre ter ou não o bebé depende muito da realidade e dos valores de cada mulher. Pois não basta apenas o desejo de ser mãe a outros factores que influenciam muito na decisão. A decisão de ser mãe não
 deve ser uma obsessão. Ter um filho é uma responsabilidade e um compromisso, uma decisão que deve ser meditada com tranquilidade, pois e uma responsabilidade muito grande cuidar da educação e sobrevivência de um novo ser que vem ao mundo.
Ter um filho para uma mulher é como se sentir completa, ter alcançado a etapa mais importante em sua vida pois realiza a dádiva de dar a vida a um Ser, a magia de ser mãe.
Só que nos dias actuais, com tantas obrigações, falta de tempo, correria profissional, mesmo com o parceiro certo, casamento estável, não sabemos qual o momento certo para ser mãe, e muitas vezes adiamo o desejo de ser mãe. Sempre há algo que nos impede. Será que estou preparada para a maternidade? Meu parceiro me apoiará como eu gostaria durante toda a minha gravidez e pôs parto? Como continuar-me-ei dedicando à minha profissão? Meu tempo já é pouco, como farei para conciliar tudo após ter um filho? Estas são algumas entres as muitas perguntas que surgem quando a mulher chega aos 30 anos e sente o desejo de ser mãe chamando latente mente por ela.
Nesta fase a mulher tem uma grande transformação interior, e seu relógio biológico já vai dando sinais de alertas de que o tempo esta a acabar, hoje já e possível adiar estes limites o máximo possível, mas para própria segurança da mulher e do futuro bebé não e aconselhado que se demore tanto a decidir.
Antigamente, a mulher ficava em casa e dedicava seu tempo exclusivamente à família. Essa realidade hoje quase não existe, a mulher dedica-se ao trabalho e, no tempo que sobra, ao parceiro e à casa. Sendo assim ter um filho nas condições actuais não é moleza mesmo.
Existem vários tipos de mães, umas que cuidam demais, outras que são autoritárias; aquelas que deixam seus filhos crescerem de uma maneira mais liberal... Poderíamos citar vários títulos diferentes, e com certeza encontraríamos também muitas mães que se encaixam em muitos destes perfis ao mesmo tempo. Para ser mãe, não se requer título nem experiência. Tão pouco é uma escolha que chega com um manual de instrução. Ninguém nasce preparado para ser uma mãe. No entanto, a natureza e sabia e o instinto materno nasce sempre que um bebé nasce, como se diz o ditado "Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe".
As mulheres se sentem mais completas com a realização profissional, mas mesmo assim queiram ter um filho tem que conseguir aproveitar com qualidade o pouco tempo que lhe resta para estar com seu filho. Antes de abdicar provisoriamente de sua realização profissional devem ter certeza disso para não viverem frustradas e devem estar preparadas para recomeçar assim que o filho tiver crescido o suficiente.
Recomeçar não é impossível. Muitas mulheres fazem isso após ter largado sua profissão para ser mãe. Mas é preciso coragem e muita determinação para retomar o rumo à sua carreira de forma eficiente.
É importante para um bebé ter uma mamãe e um papai. Uma mãe solteira pode perfeitamente encarregar-se de um bebé, mas se puder ter cumplicidade e o companheirismo de um marido e de um pai presente, melhor. Pois ter um filho não e moleza.
Algumas mulheres acham que uma gravidez pode solucionar alguns problemas no casamento, no entanto estão enganadas, pois só seria um problema a mais no caamento se ambos não desejam com a mesma intensidade o futuro bebé.
Quando uma mulher está convencida de que quer ser mãe, nem sempre consegue na primeira tentativa. Neste caso, não deve deixar que a insegurança invada sua vida. Tenha paciência. Tudo chega quando tem que chegar. Não se desespere nunca. E lembre se, só você e seu companheiro podem saber quando é a hora de engravidar, desde que vocês não ‘encanem’ com detalhes, estejam seguros do que querem, o resto simplesmente flui (não de ouvidos a aqueles velhos comentarios do tipo e então não vão ter um bebé? Ja esta na hora de ter um bebé. E coisas do genero). Por mais difícil que pareça, basta encarar a gravidez e os cuidados com o bebé como um sonho que se realiza e que, para isso, vocês devem se dedicar ao máximo. A maternidade requer muita dedicação e tempo, mas é uma realização tão grandiosa que é difícil expressar em palavras, fazendo com que todas as dificuldades e horas não dormidas sejam compensadas.

Sem comentários: