A leitura pode e deve ser estimulada na criança desde cedo. Existe um desperdício muito grande do aproveitamento cerebral das crianças normais ou não, numa época em que o aprendizado é de fácil absorção, ou seja, ainda bebés. Todos
os bebés e crianças têm sede de aprender. O autoritarismo repressivo, a falta de incentivo e dedicação pelos pais ou responsáveis, desestimula a curiosidade, criando no futuro, aversão ao estudo. É preciso perceber que as crianças são mais inteligentes do que se imagina. Infelizmente, é subestimado sua capacidade de aprendizado enquanto se divertem. Ofereça oportunidade de aprendizagem ao seu bebé. Um recém-nascido tem a capacidade de distinguir os sons de qualquer linguagem humana. Brincadeiras como o esconde-esconde e o canto, também são importantes para o desenvolvimento cerebral. Os bebés nascem com bilhões de células cerebrais - os neurónios Por volta dos dois anos, o cérebro conta com mais de 300 trilhões. Entretanto, as células que não estão sendo utilizadas são eliminadas. Por isso, é de suma importância que o cérebro seja exercitado.
Os bebés não podem aprender a ler, mas devemos dar e ler livros para os bebés. Assim estarem a estimular a curiosidade e o desejo de saber o que dizem os livros. O bebé aprende a falar porque ouve as outras pessoas a falarem. Para aprender a ler é necessário necessário que veja e ouça as outras pessoas a lerem.
Entre um ano e meio e três anos
Deve se incluir entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tacto e colocar nomes aos objectos Através de um livro de contos de fadas, podemos despertar a imaginação da criança, encher o seu mundo com fantasias e descobertas. A leitura é capaz de representar um elo entre pais e filhos, onde o adulto vai dedicar um pouco do seu tempo a criança para lhe contar uma história divertida e repleta de encantamento. Não existe idade mínima para se começar a ler, mas quanto mais cedo melhor!
Dos três aos seis anos
Aqui os livros só com imagens e enredos curtos são os mais indicados, já que as crianças utilizam actividades lúdicas no seu impulso de descobrir o mundo real e a linguagem nesta fase.
Dos seis aos oito anos
É nesta idade que a criança inicia o aprendizado formal da escrita.
Dos oito aos 10 anos
Nesta fase em que a criança já tem um domínio maior do mecanismo da leitura,
Dos 10 aos 12 anos
Nesta idade, o leitor já domina o mecanismo da leitura, tem maior capacidade de concentração e abstracção e é capaz de compreender o mundo expresso no livro. Os textos podem ser mais densos, maiores, com uma linguagem mais elaborada, sendo as imagens dispensáveis.
A partir dos 12 anos
Nesta etapa encontra-se o leitor crítico que, por ter um pensamento mais reflexivo e dominar plenamente a leitura, é capaz de fazer uma reflexão mais profunda do texto a da realidade.
Os pais que contam histórias para os seus filhos estão de certa forma instruindo futuros leitores, já que o bebé passa a ter contacto com os livros e a magia que cada obra é capaz de proporcionar. Diante disso, faça a leitura de histórias infantis para o seu bebé todos os dias, em especial antes de dormir. Escolha livros com muitas ilustrações para despertar o interesse das crianças de 1 a 3 anos de idade
Sem comentários:
Enviar um comentário