terça-feira, 13 de abril de 2010

Governo português lança a Conta Poupança Futuro novo incentivo de apoio à família e à natalidade

Com a intenção de promover hábitos de poupança, incentivar a conclusão da escolaridade obrigatória e apoiar a concretização de projectos de vida nos jovens o Governo Português lança a Conta Poupança Futuro, que entrará em vigor a parir do dia 1 de Outubro de 2010.

Sendo assim a partir de 1 de Outubro cada bebé que nasça em Portugal terá o direito a receber 200 euros em forma de depósito feito em nome a criança numa instituição bancária escolhida pelos pais.
A Conta Poupança Futuro só poderá ser movimentada pelo filho ao completar 18 anos. Existe 2 excepção perante as quais poderá ser movimentada a conta antes deste prazo:
No caso de doença grave do titular desta conta ou em caso de desemprego não subsidiado dos elementos que compõem o agregado familiar.
A Conta Poupança Futuro, é uma conta aberta pelo Estado quando nasce uma criança, tem juros mais favoráveis e os depósitos efectuados pelos seus pais têm um benefício fiscal em sede de IRS semelhante ao dos planos poupança reforma.
Esta medida aplica-se também às crianças que, à data da entrada em funcionamento da "Conta Poupança Futuro", tenham até 8 anos, através de depósitos que os seus pais entendam fazer, com os benefícios fiscais em sede de IRS. Apenas não será concedida a ajuda inicial de 200 euros pelo Estado.

Sem comentários: