terça-feira, 13 de abril de 2010
Assaduras como evitar e tratar
As assaduras dos Bebés
As assaduras ou dermatite das fraldas são muito comuns e causam mal-estar no bebé. As causas mais comuns para o aparecimento das assaduras são
o contacto com fezes e urina, fricção da fralda contra a pele, a humidade e a demora na troca das fraldas. A assadura é comum. Embora possa ocorrer em qualquer época que seu filho esteja usando fraldas, a idade mais propícia à assadura é em torno dos primeiros nove meses. Certos factores aumentam o risco de assadura. Antibióticos, desidratação e diarreia, por exemplo, tornam a pele mais vulnerável a assaduras As crianças que usam fraldas descartáveis são mais propensas as assaduras do que as que usam fraldas de pano. usar fraldas no tamanho adequado ao peso do bebé.
Dicas prà evitar e cuidar da assadura
1- Trocar as fraldas com frequência.
2- Evitar o uso de produtos que contenham álcool ou perfume
3- Lavar a criança somente com água morna ou com sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança
4- Usar cremes e pomadas que existem à base de óxido de zinco e petrolato
5- De bastante água para seu filho beber. Ajuda a diluir os ácidos irritantes na urina e nas fezes.
6- Evite usar lenços humedecidos comerciais em seu bebé. Muitos contêm fortes substâncias químicas que podem ser irritantes. Use lenços humedecidos basicamente com hamamélis ou calêndula, ambas seguras e suaves à pele delicada do bebé.
7- Ar e luz do sol são úteis tanto para prevenir quanto para curar assaduras. Deixe seu filho sem fralda sempre que puder.
8- Não aperte demais a fralda. É preciso deixar espaço para o ar circular e a pele do bebé poder respirar.
Dicas para tratar as assaduras
1- Se a erupção estiver extremamente seca, abra uma cápsula de vitamina E (óleo) e esfregue-a na pele a cada troca de fralda.
2- A água morna aumenta a circulação e promove a cura. Um banho de banheira ou de assento ajudará a fazer com que seu filho se sinta melhor. Para acalmar ainda mais a pele, coloque calêndula, camomila ou uma colher de maisena na água do banho.
Uma assadura normal tem de melhorar depois de cerca de dois dias de tratamento comum, com os cremes tradicionais usados para prevenir a irritação (normalmente à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos). Não use pomadas com corticóides sem falar com o médico.
Se depois desse período de dois dias a assadura não tiver melhorado, ou pelo contrário estiver piorado, fale com o pediatra, pois deve haver algum outro tipo de infecção, fúngica ou bacteriana, que exija tratamento específico.
É possível também que a assadura fique infectada. Ao trocar a fralda do seu bebé, procure sinais de maior vermelhidão, inchaço, sensibilidade e secreções. Se perceber qualquer um desses sintomas ou se seu filho tiver febre, demonstrar irritabilidade ou perder o apetite, procure seu médico. Podem ser sinais de uma infecção que talvez precise ser tratada com um antibiótico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário