segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sétimo mês de gravidez

No sétimo mês o feto pode abrir e fechar os olhos, chupar o dedo, chorar, fazer exercício chutando e se esticando, tem maior percepção da luz, distinguir entre o gosto doce e o amargo, e responder a certos estímulos com choro.

Nesta fase o bebé já está bem formado, o sistema nervoso está se aperfeiçoando cada vez mais, e o cérebro está tendo um desenvolvimento acelerado. Ao final do sétimo mês, os pulmões começam a se desenvolver e se por acaso nascesse agora, teria grande possibilidade de sobreviver. O feto agora mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1200 g.
Após o 7° mês, a grávida deve acostumar-se a deitar sempre do lado esquerdo. Esta posição melhora a circulação renal da mãe, liberando mais toxinas maternas e fetais, e melhora a circulação placentária com melhora da oxigenação do feto.
 Alguns possíveis sintomas frequentes partir do 7 mês
Movimentos fetais cada vez mais intensos, sensação de dormência na parte baixa do ventre, aumento da humidade vaginal (leucorreia), congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido, prisão de ventre, azia e dificuldade de digestão. Cãibras nas pernas, possível inchaço, possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura, surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas, dores nas costas, falta de ar e dificuldades para respirar, insónia, sensação de coceira no abdómen.
A mãe nesta fase costuma ter uma certa ansiedade com relação ao bebé e ao parto, períodos de distracção e falta de concentração no que se está fazendo. E importante que comeces a preparar a mala para a maternidade, e fazer os últimos ajuste no quarto do bebé.

Sem comentários: