Quinto mês de gravidez, já e possível saber o sexo do bebé
No quinto mês o feto começa a estar mais activo, movendo-se de um lado a outro. As unhas e os dedos cresceram. O feto dorme e acorda em intervalos regulares. No final do 5º mês,
o feto mede 25 cm e pesa 245 g. Começam a formar-se as primeiras glândulas sudoríparas e os músculos encontram-se já em actividade intensa. A pele torna-se mais espessa, mas o bebé está ainda muito magro, pois não existe ainda acumulação de gordura. Já ouve a voz da mãe e sobressalta-se com ruídos repentinos. A intensidade da movimentação do bebé é percebida com maior frequência, pois o bebé já passa por períodos activos A claridade já reflecte na retina do bebé e a genitália do mesmo já está totalmente formada. A pele do bebé é translúcida, porém a camada de tecido adiposo formada garante a manutenção de temperatura do corpo do mesmo. Posteriormente, nascem os finos pêlos dos cílios, sobrancelhas e cabelos. Também já faz algumas expressões faciais. De vez em quando dá socos, pontapés e cambalhotas e pode ter soluços e tosse. Novidades na ecografia: além de acompanhar o desenvolvimento da gravidez, por vezes, já é possível saber o sexo do bebé.
A futura mãe
As alterações no metabolismo devido a gravidez fazem surgir os chamados desejos, pela própria carência de determinadas substâncias no organismo; em alguns casos, podem estar ligados a factores emocionais, quando a futura mãe procura uma compensação na comida. A pele e os cabelos estão diferentes: secos ou oleosos demais; o problema resolve-se, comprando produtos específicos, de preferência à base de compostos naturais.
A futura mãe terá um aumento da secreção vaginal, inchaço nas pernas, pés e mãos, dor nas costas, aumento do apetite, aumento dos batimentos cardíacos, possível sangramento no nariz e gengivas. Podem aparecer estrias na região dos glúteos, coxas e abdómen por causa do alongamento da pele na região. Uma óptima solução para evitar as estrias e utilizar óleo de semente de uva após o banho. Para diminuir o inchaço ficar deitada com as pernas para cima durante alguns momentos do dia. Os seios maternos já podem conter colostro, leite desenvolvido para os primeiros sete dias de vida do bebé que contém água, proteína, carboidrato, leucócitos e outros. Sua função é encaminhar nutrientes e leucócitos da mãe para o bebé para que o pequeno organismo consiga se proteger de possíveis doenças. Mas nem todas as mamães produzem o colostro antes do bebé nascer, a maioria só o produz depois do parto.
Sem comentários:
Enviar um comentário