Chegou a hora de tirar a fralda como fazer??
Retirar as fraldas do bebê é um processo que exige muita paciência e deve ser feito aos poucos. A retirada precoce pode resultar em uma série de problemas para a criança.
Lembre-se que nenhum bebê é igual ao outro, portanto, não force a barra pensando apenas no seu bem estar ou economia do dinheiro na compra das fraldas.
A criança pode ser estimulada a deixar as fraldas a partir dos dois anos de idade, porque já tem condição de segurar a vontade e controlar os músculos e nervos do ânus e da uretra. Lembre-se que nenhum bebê é igual ao outro, portanto, não force a barra pensando apenas no seu bem estar ou economia do dinheiro na compra das fraldas.
Um dos sinais de que o momento chegou acontece quando o próprio pequeno começa a demonstrar insatisfação e incómodo com a fralda suja.
A melhor fase do ano para fazer essa mudança é no verão, porque as crianças usam menos roupas e há uma diminuição natural do xixi, já que transpiram mais.
Na primeira semana devemos levar a criança ao banheiro de duas em duas horas para fazer xixi e nos momentos em que ela está acostumada a fazer cocó.
Na segunda semana devemos continuar o mesmo procedimento, mas deixando a criança sozinha no banheiro, pedindo que chame quando terminar para ajudá-la.
Na terceira semana devemos deixar que a criança decida quando ir ao banheiro, mas perguntar algumas vezes ao dia (quatro a cinco). Começar a estimulá-la a se limpar, mostrando como se faz. Também mostrar a importância de dar a descarga e lavar as mãos sempre.
Na quarta semana devemos deixar a criança decidir sozinha quando ir ao banheiro. Não perguntar mais. Vão ocorrer “escapadas”, mas é assim mesmo. Pais e cuidadores precisam ter paciência porque logo, logo evacuar e fazer xixi farão parte da rotina da criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário