Dicas de segurança no uso da cadeirinha no automovel
Leia atentamente e siga sempre as recomendações do manual de instruções da cadeira. A cadeira de segurança deve estar bem presa ao banco do carro, com o cinto de segurança, ela não pode se mover mais de 2 cm de um lado para o outro. É muito importante
ter certeza de que os sistemas de segurança da cadeira com o carro e da cadeira com a criança estejam correctamente instalados. Em muitos casos, o cinto de segurança precisa do auxílio do clipe de segurança para prender correctamente a cadeira. Leia sobre isso no manual de sua cadeira. O banco da frente deve ser a última opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem airbag de passageiro. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desactive o airbag.
Antes que uma cadeira possa ser reutilizada por outra criança, é necessário considerar o seguinte:
O histórico completo deve ser conhecido. A cadeira pode ter sido danificada em um acidente, debilitada por uso e armazenamento incorrectos, entre outros.
Todas as partes originais, instruções e rótulos devem estar em boas condições. Modificações podem comprometer a segurança da cadeira.
A cadeira de segurança também tem prazo de validade. Muitos fabricantes concordam que uma cadeira com mais de 6 anos não deve ser usada.
A cadeira de segurança tem de ser substituída após um acidente. Pois a força da batida pode enfraquecer ou danificar a cadeira de segurança, os cintos de segurança e outros dispositivos de protecção, tornando-os menos eficientes.
Para saber qual a melhor e mais segura cadeira para o teu filho deve levar em conta as instruções do fabricante para garantir que seu filho está dentro do peso e altura da cadeira de segurança em questão e que esta também atende as necessidades de idade/desenvolvimento. Consulte o Guia da Cadeira.
Certificar se de que a cadeira de segurança pode ser instalada correctamente em todas as posições nos veículos.
A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças devem ter um mínimo de 12 meses e um peso mínimo de 9 kg antes de ficar de frente para o movimento. Antes disso, seus ossos e ligamentos não estão desenvolvidos o suficiente para suportar as forças de uma colisão frontal.
Utilizar a cadeira virada ao contrário reduz o risco de danos na medula espinhal numa colisão frontal, já que a concha da cadeira de segurança segura o pescoço e divide as forças da batida nas costas. A maioria das cadeiras de segurança para bebés tem um limite de 9 a 10 kg, mas as cadeiras mais actuais têm um limite de até 13 kg. Essas cadeiras fornecem uma melhor protecção para as crianças, mesmo depois de completarem um ano. Quando os pés do bebe estiverem tocando as costas do banco de trás, antes de mudar a cadeira para frente e necessário analisar que a altura da criança sentada é mais importante na protecção de um acidente do que a altura total e que as proporções do corpo de uma criança variam, é importante que a cabeça do bebé esteja totalmente protegida pela concha da cadeira. Lembre-se de que é mais seguro para a criança que ela permaneça o maior tempo possível de costas para o movimento, respeitando-se as orientações do fabricante do produto.
E muito importante trocar a cadeirinha do carro sempre que a criança exceda o limite de peso da cadeira. Verificar as tiras de segurança da cadeira em relação aos ombros da criança. Verificar a altura da concha da cadeira de segurança em relação à base do crânio da criança. A cabeça nunca pode estar para fora da concha. Verificar se a cadeira tem um limite máximo de altura que deve estar descrito nas instruções de uso. É fornecida uma altura geral, mas a altura da criança sentada é ainda mais importante.
Se seu filho excedeu alguma dessas características de peso e altura, é necessário um novo sistema de retenção, que se chama assento de segurança.
No geral, e recomendado o uso de cadeiras o maior tempo possível antes de mudar para o assento de segurança.
A criança deve andar em assentos de segurança até que o cinto de segurança sirva correctamente Isto significa que, ate que a criança consiga apoiar as costas no encosto e dobrar o joelho na borda do banco sem deslizar para frente, que o cinto subabdominal deve ficar ajustado sobre os ossos dos quadris e não no abdómen, que o cinto de 3 pontos deve passar confortavelmente sobre os quadris e no centro do ombro e não no pescoço. Quando a criança atingir estes critérios estará pronta para mudar do assento de segurança para o cinto de segurança.
O que fazer se a criança simplesmente não fica parada em sua cadeira de segurança?
Os pais ou responsáveis pela criança deve dar o exemplo e todas as pessoas no carro, inclusive adultos, sempre devem usar o cinto de segurança no carro. Para mostrarem a criança que andar de carro sem cinto é inadmissível. Verificar se os cintos da cadeira de segurança da criança estão ajustados correctamente, para que ela esteja confortável e segura. Para uma criança em cadeira de frente para o movimento, as tiras da cadeira devem estar na altura dos ombros ou um pouco acima. O clipe peitoral, caso exista, está posicionado na altura das axilas da criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário